Corecon PB


Bom-dia - Seja bem vindo - 02:59,João Pessoa, 26 de Abril de 2017

23/11/2012

Com grande festa e auditório lotado, CORECON-PB realizou solenidade do VIII Prêm

O SINDUSCON – Sindicato da Indústria de Construção Civil de João Pessoa sediou, na noite do último dia 23 de novembro, a solenidade de entrega do VIII Prêmio Paraíba de Economia Professor Celso Furtado, realizado pelo CORECON-PB. O evento marcou os oito anos de falecimento do economista paraibano natural de Pombal, considerado um cidadão do mundo, o qual comemoraria seu nonagésimo primeiro aniversário este ano.

O evento contou com um grande número de convidados que lotou o auditório do SINDUSCON.

Na solenidade, o Conselho Regional de Economia da Paraíba (CORECON-PB) outorgou a Medalha Celso Furtado “Mérito Economista” aos economistas José Irenaldo Jordão Quitans e Mauro Nunes Pereira e fez a entrega da premiação relativa ao VIII Prêmio Paraíba de Economia Professor Celso Furtado para trabalhos de monografias do Curso de Economia da Universidade Federal da Paraíba e das Faculdades Integradas de Patos.

Composição da mesa de honra

A mesa oficial do evento contou com a presença do economista e presidente do CORECON-PB Antonio Cavalcante Filho; o Conselheiro do CORECON-PB, o econ. Celso Pinto Mangueira, representando a Coordenadora da Comissão Julgadora Zélia Almeida; o presidente da Academia Paraibana de Letras, o Sr. Damião Ramos Cavalcante; o representante do Sindicato dos Economistas da Paráiba (SINDECON-PB), Econ. Edivaldo Teixeira de Carvalho e o presidente do SINDUSCON, o Eng.º Fabio Sinval Ferreira.

O primeiro a discursar foi o economista e presidente do CORECON-PB Antônio Cavalcante Filho, o qual inicialmente deu as boas-vindas aos convidados, em seguida falou sobre a importância do Conselho como órgão fiscalizador do exercício da profissão, bem como defensor da sociedade.

Em seguida, falou sobre a metodologia de escolha dos homenageados e os selecionados para a premiação financeira e concessão de menção honrosa para outros. Como a escolha dos homenageados foi resultante da decisão do Conselho, o qual é formado por nove titulares, enquanto que as escolhas dos recém economistas contemplados foi resultante da participação da comissão formada por quatro professores da UFPB.

Tendo em vista que tais feitos foram tomados apenas pelo colegiado e a comissão previamente designada pela presidência do CORECON-PB, aproveitou a oportunidade para convocar todos os presentes para homologação das decisões tomadas pelos dois segmentos anteriormente mencionados.

Falou sinteticamente sobre a importância dos homenageados escolhidos para o presente evento que ora se realizou.

Finalmente, apresentou uma síntese biográfica do professor Celso Furtado, conclamando os presentes para reconhecer a importância que o mesmo representa para os paraibanos, brasileiros e o resto do mundo.

Outorga da Medalha Celso Furtado

Medalha Celso Furtado “Mérito Economista”

Para a outorga da Medalha Celso Furtado “Mérito Economista” foi convidado para adjudicar ao Economista José Irenaldo Jordao Quintans, o Presidente do CORECON-PB, Antônio Cavalcante Filho.

Já para a entrega da honraria ao economista e atual superintendente do IDEME, Mauro Nunes Pereira, foi convidado o representante do Sindecon-PB, econ. Edivaldo Teixeira de Carvalho

Ambos os economistas foram homenageados pelas ações importantes em prol do desenvolvimento econômico.

Premiação dos Trabalhos Monográficos

O CORECON-PB, dando sequencia ao seu projeto de valorização da profissão de economista e de preservação da memória de Celso Furtado, instituiu em 2005, o Prêmio Paraíba de Economia Professor Celso Furtado, com o objetivo de premiar os autores dos melhores trabalhos de monografia dos cursos de Economia da UFPB e FIP.

Foram inscritas na categoria monografia de graduação em Ciências Econômicas cinco trabalhos encaminhados pela UFPB, e FIP. A UFCG, este ano, em função da greve ocasionada no segundo trimestre deste ano, ficou impossibilitada de encaminhar seus trabalhos monográficos.

As cinco monografias foram avaliadas e selecionadas pela comissão julgadora formada pelos profissionais em Economia Zélia Maria de Almeida – coordenadora – Shirley Pereira de Mesquita, Giovani Luiz de Carvalho Bezerra e Heitor Cabral, sagrando-se vencedoras, por ordem de classificação, as seguintes monografias:

5º LUGAR – MENÇÃO HONROSA MARIA NEUZA LOPES DOS SANTOS

MONOGRAFIA: “Análise das vantagens comparativas do setor exportador da Paraíba no período de 1990-2010”

AUTOR: Pedro Adelino da Nóbrega Neto

UNIVERSIDADE: UFPB

ORIENTADOR: Professor Ivan Targino Moreira

Para fazer a entrega da menção honrosa Maria Neuza Lopes dos Santos à representante, Professora Kaliane Alves, foi convidado o Presidente da Academia Paraibana de Letrasz, o sr. Damião Ramos Cavalcante.

4º LUGAR – MENÇÃO HONROSA RONALD QUEIROZ FERNANDES

“MONOGRAFIA: “Impacto das políticas econômicas sobre o ciclo econômico: simulações computacionais para o emprego e a dívida pública”.”
 





Ver mais