Corecon PB


Bom-dia - Seja bem vindo - 03:05,João Pessoa, 26 de Abril de 2017

12/08/2016

Solenidade do Dia do Economista foi realizado na quinta-feira

A Solenidade ocorreu na Universidade Federal da Paraíba

 Aconteceu na noite desta quinta-feira (11) a solenidade comemorativa dos 65 anos de regulamentação da profissão do economista. O evento contou com a seguinte programação:

- Homenagem ao Economista do Ano;

- Relançamento do livro do economista Ronald Queiroz “Uma Ponte sobre o Abismo”;

- Palestra com o economista e ex-presidente do COFECON, Paulo Dantas.

 

Homenagem Economista do Ano

A homenagem Economista do Ano foi concedida ao econ. Ivaldo Mário Cavalcanti Brandão. A escolha se deu pela sua rica trajetória profissional como economista exercendo diversas atividades no setor público e privado. Em seu depoimento, o economista agradeceu a homenagem pelo CORECON-PB e destacou que foi muito feliz na escolha do curso de economia, pois lhe possibilitou um amplo horizonte de atuação, seja na área acadêmica, como Consultor e ainda exercendo atividades em diversos órgãos governamentais, a exemplo da SUDEMA, SEMARH-PB, SEPLAN-PB, entre outros. Reforçou ainda que “o economista é o profissional mais completo que existe pois lida com diversas áreas de conhecimento, além de poder usufruir de vastas oportunidades de atuação”.

Relançamento do livro de Ronald Queiroz “Uma Ponte sobre o abismo”

A Solenidade ainda teve o relançamento do livro do economista Ronald Queiroz “Uma Ponte sobre o Abismo”. Na ocasião houve uma homenagem ao saudoso economista com a exibição de um documentário e ainda a participação de suas filhas, Mariana Queiroz, fazendo uma apresentação de seu pai e também da Daniela Queiroz, que fez uma leitura da mensagem da Diretora do Centro Internacional de Políticas para o Desenvolvimento Celso Furtado, Rosa Freire d’Aguiar Furtado. Em seguida teve a participação do economista Martinho Campos que fez a ilustração da capa do livro.

 

Palestra com o economista e Ex-Presidente do COFECON, Paulo Dantas.

O Evento ainda contou com uma palestra do Economista, Consultor e Ex-Presidente do COFECON, Paulo Dantas.
O economista fez uma abordagem da legislação da Profissão do Economista, dos avanços e as limitações da Legislação e ainda destacou as ações do sistema COFECON/CORECONs nos últimos anos para a revisão e atualização da Legislação, que apesar de seus 65 anos de regulamentação, ainda precisa ser revista sobretudo no campo das atividades do Economista. O Ex-Presidente disse que a atualização da profisssão é algo complexo, pois depende de apoio político e que a sua concretização, mas o COFECON tem avançado bastante nas negociações. “sem duvida, a revisão do Campo de atuação do profissional é algo muito importante, pois vai influenciar bastante na metodologia de ensino das universidades, no preparo dos estudantes e principalmente abrirá novos campos de atuação do economista, que está no dia a dia exercendo seu papel.” Comentou
O Economista ainda fez um breve panorama da situação econômica do País.

 

Sorteio de Brindes

Ao final do evento, ainda houve sorteio de duas meias bolsas para o curso de Perícia Judicial promovido pela Conpej – Conselho Nacional dos Peritos Judiciais – nos dias 20 e 21 de agosto, em João Pessoa/PB e ainda um sorteio do livro “Uma ponte sobre o abismo” presenteada pela família de Ronald Queiroz.




Ver mais