O percentual de famílias brasileiras endividadas aumentou para 59,8% em agosto, informou nesta terça-feira (28) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a entidade, é o terceiro mês seguindo de alta. Em julho, o índice era de 57,6%.
Segundo a CNC, porém, o número de famílias endividadas continua em patamar inferior ao verificado em agosto do ano passado: 62,5%. O levantamento inclui dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros.
De acordo com o órgão, também cresceu, em agosto, o número de famílias com dívidas ou contas em atraso. As inadimplentes, que eram 21% em julho, foram a 21,3% em agosto. No mesmo mês de 2011, esse percentual era de 24,4%.
O levantamento, entretanto, aponta recuo no índice de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas em atraso. Elas eram 7,3% no mês passado e agora são 7,1%. Em agosto de 2011, o percentual era de 8,2%.
“As políticas de estímulos ao crédito e à aquisição de bens duráveis [adotadas pelo governo federal] continuam exercendo impacto moderado sobre o número de famílias endividadas, que apresenta a terceira alta consecutiva neste mês”, afirma a CNC no documento, ressaltando que o índice de agosto é o mais alto de 2012.
Fonte: http://g1.globo.com/economia