Desemprego teve queda de 2,5% em outubro, aponta novo indicador da FGV

Notícias 13/11/2012

O Instituto de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) prevê que a taxa de desemprego deve baixar 2,5% em outubro, na divulgação que será feita na semana que vem dos resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A expectativa foi apresentada nesta terça-feira pela fundação na divulgação de um novo índice para medir a tendência do mercado de trabalho, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD). O índice foi desenvolvido para acompanhar com mais agilidade o mercado de trabalho.

“O objetivo é gerar um índice que possa ajudar nas políticas públicas antecipando a divulgação do IBGE”, disse Fernando de Holanda Filho.

O indicador é construído com base em dados da própria fundação. “A gente quer dar agilidade à divulgação dos índices e só pode ter isso com dados que a gente produz”, disse Holanda Filho. “Este índice agrega agilidade, uma informação mais rápida sobre o mercado de trabalho.”

A última PME divulgada pelo IBGE mostrou a taxa de desemprego em 5,4% para o mês de setembro. O índice da FVG deverá ser divulgado sempre entre 25 e 30 dias antes dos números oficiais do IBGE.

Além do ICD, a FGV também anunciou nesta terça-feira a criação do Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que aponta a tendência do mercado de trabalho para os próximos meses. Em outubro o índice aponta variação positiva de 2,4% sobre o apresentado no mês anterior. O índice trabalha com perspectiva futura variada entre dois e três meses.

Holanda Filho afirmou que a expectativa apresentada no IAEmp é que o mercado de trabalho continue aquecido, puxado principalmente pelo setor de serviços. “E não se enxerga nenhuma grande variação nos próximos meses”, afirmou.

O IAEMp tem base histórica em outubro de 2008. Já o a base para o ICD é o mês de novembro de 2005.

 

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil
 


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.