Quatro em cada dez brasileiros têm aplicações financeiras, diz a CNDL

Notícias 27/11/2012

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que quatro em cada dez brasileiros fazem aplicações financeiras.


Dos 39% da população que têm esse hábito, 27% investem em poupança. Apenas 5% desse total realizam outras aplicações, como em títulos de capitalização e Certificados de Depósitos Bancários (CDBs). O restante (7%) opta por misturar as categorias: poupança e mais um tipo de investimento.

O levantamento, encomendado também pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ouviu consumidores das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal. A margem de erro é de 4%. Os dados divulgados nesta terça-feira são parte de uma série de pesquisas elaboradas para analisar a vida financeira do brasileiro.

O principal atrativo da poupança, segundo as entidades, é a segurança oferecida ao investidor e a facilidade em acessar os recursos aplicados. Além disso, sobre ela não incide o Imposto de Renda (IR) e não há cobrança de encargos sobre operações financeiras, lembrou o SPC.

Outra constatação do estudo é que 22% da população de classe A e B entrevistada aplica dinheiro em CDBs — títulos de renda fixa que exigem um volume mínimo de recursos do investidor. Essas características, portanto, deixam a aplicação financeira mais acessível aos brasileiros com renda mais elevada. Nas classes C e D essa taxa é de 4%.
 

Fonte: http://www.valor.com.br
 


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.