Lei municipal que dispõe sobre medidas de segurança em agências bancárias é constitucional

Espaço Juridico 09/01/2013

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou improcedente, por maioria de votos, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Lei Municipal nº 4.666/11 do município de Mauá.


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou improcedente, por maioria de votos, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Lei Municipal nº 4.666/11 do município de Mauá.

A referida norma dispõe sobre a adoção de medidas de segurança em agências bancárias e caixas eletrônicos, com a instalação de câmeras de vídeo e biombos nos terminais de atendimento, proibindo o uso de celulares em tais recintos. A norma, de iniciativa do presidente da Câmara, foi impugnada pelo prefeito de Mauá.

O prefeito alegou que a promulgação da lei extrapola os limites de competência da alçada parlamentar ao encaminhar assuntos afetos à ação do Executivo no tocante à livre iniciativa, ferindo o princípio da independência e separação dos Poderes.

Em seu voto, o relator da Adin, desembargador Ênio SantarelliZuliani, fundamentou: “inexiste verdadeira intromissão em assunto de organização, administração, planejamento ou serviços do Executivo. A criação de obrigação é para os bancos e a menção às multas é apenas uma forma de obrigá-los ao cumprimento das normas que visam aumentar a segurança nas agências bancárias, cabendo à Administração Municipal decidir especificamente como e quando exercer o seu poder de polícia nesse âmbito, de acordo com sua disponibilidade...

Não se trata de atividade complexa, demorada ou que exija dispêndio de material, recursos, criação de órgãos e pessoal especializado. Logo, a conclusão é de ausência de qualquer invasão na esfera de atuação reservada do chefe do Executivo local... Nessas condições e não se tratando de matéria reservada ao chefe do Executivo ou de ingerência em sua competência, não se verificada o vício de constitucionalidade invocado”. ADIN nº 0131958-95-2012.8.26.0000


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.