XXVII Encontro das Entidades de Economistas da Região Nordeste

Notícias 05/07/2013


 "Região Nordeste: expoente do crescimento econômico". Este será o tema central do XXVI Encontro das Entidades de Economistas do Nordeste (ENE), que o Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA) promoverá nos dias 18 e 19 de julho na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. No evento, voltado para Economistas, professores e estudantes de Economia, renomados palestrantes compartilharão seu conhecimento sobre o cenário atual da indústria, do turismo, do agronegócio, do empreendedorismo e da captação de recursos para financiamento dessas áreas na região nordeste brasileira. "A inscrição é gratuita, para estimular ainda mais a participação dos nossos colegas economistas", destaca o presidente do Corecon-BA, Economista Marcelo José dos Santos.

 

Segundo um dos organizadores do evento, Economista Arthur Nemrod, conselheiro do Corecon-BA, "o intuito do ENE é discutir a nossa região e apresentá-la como um verdadeiro expoente de desenvolvimento. E, como não poderia deixar de ser, já que também falaremos de turismo, como bons anfitriões, proporcionaremos aos visitantes de outros estados, a oportunidade de conhecer alguns dos encantos turísticos da capital baiana. Por isso, incluímos na programação dos visitantes alguns passeios em horários diferentes daqueles destinados às palestras sobre os diversos subtemas do ENE", declarou.

 

Para Nemrod, muitas das áreas contempladas na programação do ENE estão passando por mudanças radicais no cenário econômico regional e nacional, as quais precisam ser melhor compreendidas e analisadas pelos Economistas. "Precisamos refletir sobre a exploração de recursos naturais em indústrias, tanto extrativas minerais quanto de transformação, e o desafio do aproveitamento de suas vantagens competitivas. Também nos reuniremos para descortinar o Turismo em sua vocação natural inigualável. E vamos tentar entender melhor o potencial da agricultura irrigada e do agronegócio nordestino, sem abrir mão do empreendedorismo, diante da riqueza do seu efeito multiplicador. Por fim, abordaremos uma questão chave para o desenvolvimento de nossa região: a captação de recursos nacionais e internacionais para o suporte às atividades supracitadas", destacou.

 

Programação

 

Na manhã do dia 18 de julho, os participantes inscritos no XXVII ENE farão uma visita conduzida ao Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, onde deverão almoçar. A partir das 14h30, no auditório da FIEB, a abertura solene com palestra magna sobre "Região Nordeste, expoente de crescimento econômico" será ministrada pela Economista, Meste e Doutora em Economia, Drª Celina Ramalho, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Às 16 horas, o Economista Paulo Renato Dantas Gaudenzi, que atuou como Secretário de Turismo do Estado da Bahia por 12 anos, ministrará a palestra "Turismo do Nordeste: vantagens comparativas e vetor de desenvolvimento". Entre 17h e 17h30, durante o coffee-break, será lançado o Livro "Reflexões de Economistas Baianos 2012", publicação do Corecon-BA que reúne artigos de qualificados Economistas atuantes no Estado da Bahia.

 

Entre 17h30 e 18h30, a palestra "O financiamento do desenvolvimento da Região Nordeste: captações internacionais e políticas para desenvolvimento do setor produtivo do Nordeste" será apresentada pelo Diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Paulo Sérgio Rebouças, que encerrará as atividades do primeiro dia do evento, por volta das 18h30.

 

No dia 19 de julho, das 9h às 12h, os participantes do ENE participarão de uma visita conduzida à Igreja do Bonfim, às obras da Feira de São Joaquim e ao Mercado Modelo. A partir das 14 horas, de volta à FIEB, eles assistirão à palestra "Principais entraves para a retomada do crescimento industrial da região nordeste", conduzida pelo vice-presidente da FIEB, Reinaldo Dantas Sampaio.

 

A partir das 15h30, a palestra "Empreendedorismo como alternativa para o desenvolvimento local e municipal" será ministrada por palestrante cujo nome será confirmado em breve.

 

Entre 16h30 e 17h30, o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), Eduardo Seixas de Sales, apresentará a palestra "A cadeia do agronegócio na Bahia e no Nordeste: potencialidades para o crescimento econômico dos estados da região. Para encerrar o evento, um coquetel de congraçamento da categoria será oferecido pelo Corecon-BA.

 

Inscrições

 

Para participar do XXVII ENE, os interessados devem enviar nome completo e número do registro no Corecon de origem (para Economistas) ou nome completo e Faculdade onde estuda (para estudantes) para o e-mail ene2013@corecon-ba.org.br. Após receberem a confirmação de inscrição por e-mail, a inscrição, que é gratuita, estará concluída. É possível obter mais informações pelo telefone (71) 3341-1597 (falar com o Superintendente do Conselho, Economista Bruno Pires), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.

 

Palestrantes

 

*Celina Ramalho é Bacharel e Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi Diretora-Sócia da Semear Consultoria e organizadora do seminário "LAPORDE" (Latin American Programme on Rethinking Macro and Development Economics) em 2009, 2010 e 2012 na FGV-SP em parceria com a Cambridge University. Foi Professora do Mackenzie e da PUC-SP, coordenadora e professora do curso de Ciências Econômicas da Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente, é Conselheira do Conselho Federal de Economia (Cofecon), com mandato de 2011 a 2013 e Coordenadora do XVIII e XIX Prêmio Brasil de Economia e do XX Congresso Brasileiro de Economia, realizados pelo Cofecon. Celina atua como Professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV) desde 2007. É Conselheira Fiscal da ONG Crea+, fundada por ex- alunos de Administração Pública da FGV-SP e Vice-Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil. Trabalha como tradutora de livros didáticos, é consultora e palestrante.

 

*Eduardo Salles é engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e Mestre em Engenharia Agrícola pela mesma universidade. Foi chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri Bahia). Por duas vezes, foi presidente da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé) e por três mandados, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio. Foi diretor de diversos grupos multinacionais do setor agropecuário e diretor da Associação dos Agricultores da Bahia; membro de conselhos na Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e do Conselho de Administração da Escola Agrotécnica Federal. Há 12 anos, exerce a função de diretor da Associação Comercial da Bahia (ACB) e é atualmente Secretário da Agricultura do Estado da Bahia e Presidente do Conselho dos Secretários da Agricultura do Brasil. 

 

*Paulo Renato Gaudenzi é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciado em História pela Universidade Católica do Salvador. Atuou por 12 anos como Secretário de Turismo do Estado da Bahia. Foi Secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Mineração da Bahia. Por 18 anos atuou como Diretor Presidente da Empresa de Turismo da Bahia S.A. (BAHIATURSA). Acumula, ainda, as experiências de Diretor Presidente do Centro de Convenções da Bahia S.A.(CONBAHIA), Diretor Presidente da Empreendimentos Turísticos da Bahia S. A. (EMTUR), Presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI/NE e Diretor da BTS Turismo Ltda, entre outras. Desenvolveu planos estratégicos de turismo para o Estado de Pernambuco e para as cidades de Natal e Fortaleza. Trabalhou como professor universitário; escreveu diversos livros e artigos; proferiu mais de 150 conferências e palestras, no Brasil e exterior; participou de mais de 300 encontros, congressos e seminários, em nível nacional e internacional, sendo agraciado com mais de 300 títulos, homenagens e prêmios. Desde 2010, é Diretor Institucional do Sheraton Hotel da Bahia e desde 2007, consultor de empresas e órgãos de governos.

*Paulo Sérgio Ferraro é graduado em Administração. Participou de variados cursos sobre gestão empresarial e de negócios, entre os quais o de Habilitação Bancária, pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A. Foi gerente de Agências do Banco do Nordeste em Montes Claros-MG, Barreiras-BA e São Luis-MA e Superintendente da mesma instituição nos Estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Atualmente, é Diretor de Negócios do Banco do Nordeste do Brasil S.A.

 

* Reinaldo Dantas Sampaio é Economista graduado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia e especialista em Economia Mineral pela UFMG. Serviu à Organização Odebrecht, ocupando o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro das empresas responsáveis pelos investimentos no segmento minero-industrial. Foi responsável pela área administrativa-financeira da Pedreiras Valéria S/A, onde chegou a sócio diretor. É Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS). É Conselheiro do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/FIEB); Membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE – BA; Coordenador do Conselho de Comércio Exterior da FIEB; Coordenador do Comitê de Portos da FIEB; Membro do Conselho Temático Permanente de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da CNI - Confederação Nacional da Indústria; Membro do Fórum Nacional da Indústria – Conselho Consultivo da CNI; Vice-Presidente do Conselho Deliberativo da ABGC- Associação Baiana para a Gestão Competitiva e Membro do Conselho de Administração da Fundação Luis Eduardo Magalhães.

 

Mais informações: Carla Santana, assessora de imprensa do Corecon-BA: (71) 9926-6898.


Ascom

Corecon-PB

 


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.