EXPORTAÇÕES PARAIBANAS DE CALÇADOS TAMBÉM CRESCERAM PARA OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS E DESTINOS TRADICIONAIS

Artigo 11/02/2019

Dados de relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), recém destacados no site Comex do Brasil, mostram que exportação brasileira de calçados para os Emirados Árabes Unidos cresceu nada menos que 91% em Jan/2019 na comparação com Jan/2018.


Autoria: Márcia Paixão* e Pedro Henrique Pires**

Dados de relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), recém destacados no site Comex do Brasil, mostram que exportação brasileira de calçados para os Emirados Árabes Unidos cresceu nada menos que 91% em jan/2019 na comparação com jan/2018.

Já considerando-se todos os destinos brasileiros nesse produto, observou-se uma alta de 33,4% em volume e de 23% em receita no período.

Para o Probex COMEX UFPB, chama a atenção a informação de que esse crescimento das exportações totais do produto foi puxado por um estado nordestino, o Ceará, seguido do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Instigado pelo desempenho nordestino, o Probex COMEX UFPB levantou dados do estado da Paraíba e identificou que ele também acompanhou esse movimento de crescimento para o item "Calçados de borracha ou plásticos, com parte superior em tiras ou correias, fixados à sola por pregos, tachas, pinos e semelhantes", apresentando um crescimento de 18% no mesmo período.

Ainda, considerando-se dez destinos das exportações paraibanas desse item, tem-se que estes passaram a responder, em jan/2019, por 82,5% das exportações contra 70% em jan/2018. Entre os principais compradores, em jan/2019, estão França, Estados Unidos, Bélgica e, curiosamente, a China.

Note-se que os Emirados Árabes Unidos estão entre os dez destinos destacados e que o crescimento da sua parcela também foi expressivo: saltou de 0,7% para 2,7% nós dois períodos considerados.

*Professora do Departamento de Economia (UFPB)
**Aluno extensionista, graduando em Economia (UFPB)


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB disponibiliza peritos econômico-financeiros à OAB-PB

14.05.2019

O presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba, Celso Mangueira disponibilizou à Seccional paraibana da Ordem dos Advogados os qualificados serviços dos peritos econômico-financeiros cadastrados e registrados no Órgão.

LER MAIS

Para presidente do Corecon-PB, antecipação do 13º alivia as finanças do Estado

14.05.2019

Celso Mangueira diz que a economia do País ainda não decolou e defende união dos políticos pela aprovação da reforma da Previdência