Dia Mundial da Justiça Social

Notícias 19/02/2019

Mensagem sobre o Dia Mundial da Justiça Social


Amanhã dia 20 de fevereiro.marcará os 10 anos de comemoração anual do Dia Mundial da Justiça Social. A data, de extrema importância para ajudar a fortalecer a luta contra a pobreza, exclusão, preconceito e desemprego, em busca do desenvolvimento social dos países, foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 26 de novembro de 2007, sendo comemorada pela primeira vez em 2009.

Segundo a ONU a Justiça Social é um princípio fundamental para atingir a coexistência pacífica e próspera dentro e entre as nações. Os princípios da Justiça Social fundamenta-se na garantia dos direitos das pessoas indígenas e dos migrantes na destruição das barreiras que as pessoas enfrentam devido ao seu gênero, idade, raça, etnicidade, religião, cultura ou deficiência.

Entre as principais ações a serem atingidas com esta iniciativa está a eliminação da pobreza, o bem estar da população e o fim de qualquer tipo de discriminação dentro da sociedade

À luz desse entendimento, o Conselho Federal de Economia (Cofecon), coordenador do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social, em reunião realizada (15/2) em Brasília com os membros do fórum, definiu o tema de trabalho para o primeiro semestre de 2019: Preservar e ampliar políticas públicas de valorização do trabalho e da educação.

O assunto diz respeito ao terceiro eixo da Campanha pela Redução da Desigualdade Social no Brasil e foi dividido em três subeixos iniciais: defender a política de aumento real do salário-mínimo; assegurar e ampliar os direitos e garantias dos trabalhadores; e discutir os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho.

Afetuosamente,
Presidente Celso Mangueira

Corecon-PB


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.