UFPB será parceira do Corecon-PB no Centenário de Celso Furtado, em 2020

Noticias 02/04/2019

Centenário Celso Furtado.


Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estará integrada à programação alusiva ao centenário de nascimento do economista e ex-ministro Celso Furtado, que será celebrado no próximo ano, por iniciativa do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Se estivesse vivo, Celso Furtado completaria 100 anos no dia 26 de julho de 2020. Paraibano da cidade de Pombal, Celso Furtado é considerado um dos mais importantes nomes das ciências sociais e econômicas do Brasil do século 20.

O presidente do Corecon-PB, Celso Mangueira, se encontrou ontem (segunda-feira) com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, para apresentar a programação alusiva ao centenário do ex-ministro e à realização do Simpósio Nacional dos Conselhos Regionais de Economia (Since 2020), bem como da X Gincana Nacional de Economia e dos 40 anos do Corecon. Segundo Celso Mangueira, a reitora prometeu apoio foi institucional às iniciativas apresentadas.

Ainda para os eventos de 2020, Celso Mangueira pediu o apoio da UFPB para a publicação de dois livros sobre Celso Furtado. Um deles será sobre textos produzidos por economistas, pesquisadores, jornalistas sobre as obras do economista. O outro livro será sobre artigos científicos e técnicos.

“A ideia é selecionar artigos técnicos e científicos que descrevam o tema ‘Celso Furtado e o Desenvolvimento Regional’ e aproveitá-los em forma em livro, numa coletânea. Vamos selecionar alguns artigos para concorrer ao Since em 2020”, disse Celso Mangueira. A coletânea será em forma de concurso nacional que deverá ser realizado ainda neste ano de 2019, para disputar o Since 2020.

Participação com orgulho

A reitora disse que a UFPB se orgulha de participar como parceira de eventos como o que está sendo proposto pelo Corecon. “Ano passado, comemoramos os 70 anos do curso de Economia. O Corecon tem representantes de pessoas egressas da nossa instituição e tem na UFPB professores e servidores de altíssimo patamar qualitativo, que fazem toda a diferença no dia-a-dia de nossa instituição”, disse Margareth Diniz.

Segundo ela, a UFPB estará atuando como parceira nos dois eventos previstos para 2019 e 2020. “Estaremos atuando nesta parceria com um CD digital contendo os artigos científicos que vão ser apresentados e na edição e impressão do livro da história de Celso Furtado”, garantiu a reitora Margareth Diniz. O encontro foin acompanhado pelo gerente do Corecon-PB, Thales Batista e pelo chefe de gabinete e professor César Emanoel.

 


30 anos do CORECON - PB

Notícias Relacionadas

LER MAIS

Desafio Quero ser Economista

16.04.2019

De 13 de maio a 07 de junho

LER MAIS

Reforma da Previdência, alguns dos porquês não

05.04.2019

Reforma da Previdência, alguns dos porquês não

LER MAIS

Corecon-PB realizará seminário sobre perícia no mês de junho na Capital

25.03.2019

Corecon-PB realizará seminário sobre perícia

LER MAIS

Nota sobre a Reforma da Previdência

24.03.2019

Reforma da Previdência