UFPB será parceira do Corecon-PB no Centenário de Celso Furtado, em 2020

Noticias 02/04/2019

Centenário Celso Furtado.


Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estará integrada à programação alusiva ao centenário de nascimento do economista e ex-ministro Celso Furtado, que será celebrado no próximo ano, por iniciativa do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Se estivesse vivo, Celso Furtado completaria 100 anos no dia 26 de julho de 2020. Paraibano da cidade de Pombal, Celso Furtado é considerado um dos mais importantes nomes das ciências sociais e econômicas do Brasil do século 20.

O presidente do Corecon-PB, Celso Mangueira, se encontrou ontem (segunda-feira) com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, para apresentar a programação alusiva ao centenário do ex-ministro e à realização do Simpósio Nacional dos Conselhos Regionais de Economia (Since 2020), bem como da X Gincana Nacional de Economia e dos 40 anos do Corecon. Segundo Celso Mangueira, a reitora prometeu apoio foi institucional às iniciativas apresentadas.

Ainda para os eventos de 2020, Celso Mangueira pediu o apoio da UFPB para a publicação de dois livros sobre Celso Furtado. Um deles será sobre textos produzidos por economistas, pesquisadores, jornalistas sobre as obras do economista. O outro livro será sobre artigos científicos e técnicos.

“A ideia é selecionar artigos técnicos e científicos que descrevam o tema ‘Celso Furtado e o Desenvolvimento Regional’ e aproveitá-los em forma em livro, numa coletânea. Vamos selecionar alguns artigos para concorrer ao Since em 2020”, disse Celso Mangueira. A coletânea será em forma de concurso nacional que deverá ser realizado ainda neste ano de 2019, para disputar o Since 2020.

Participação com orgulho

A reitora disse que a UFPB se orgulha de participar como parceira de eventos como o que está sendo proposto pelo Corecon. “Ano passado, comemoramos os 70 anos do curso de Economia. O Corecon tem representantes de pessoas egressas da nossa instituição e tem na UFPB professores e servidores de altíssimo patamar qualitativo, que fazem toda a diferença no dia-a-dia de nossa instituição”, disse Margareth Diniz.

Segundo ela, a UFPB estará atuando como parceira nos dois eventos previstos para 2019 e 2020. “Estaremos atuando nesta parceria com um CD digital contendo os artigos científicos que vão ser apresentados e na edição e impressão do livro da história de Celso Furtado”, garantiu a reitora Margareth Diniz. O encontro foin acompanhado pelo gerente do Corecon-PB, Thales Batista e pelo chefe de gabinete e professor César Emanoel.

 



Notícias Relacionadas

LER MAIS

Brasil precisa de mais confiança, consumo, investimento, crescimento e emprego, avalia presidente do Corecon-PB

18.06.2019

Em artigo publicado no Publicado no Portal T5, o presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB), Celso Mangueira, avalia a estagnação da economia

LER MAIS

“A sociedade tem que se desenvolver, não basta só crescer”, alerta Pery Shikida

14.06.2019

Palestra do professor doutor Pery Francisco Assis Shikida, da Universidade do Oeste do Paraná