Entidades formalizam a criação do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da PB

Notícias 08/06/2019

criação do Fórum Celso Furtado


Entidades paraibanas ligadas à economia criaram formalmente o “Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba”, para comemorar os 100 anos do fundador da Superintendência do Nordeste (Sudene) e ex-ministros nos governos João Goulart (década de 1960) e José Sarney (década de 1980). Vasta programação será elaborada para comemorar o centenário, em 26 de julho de 2020, mas o lançamento do Fórum acontecerá no próximo dia 26, quando Celso Furtado completaria 99 anos, se estivesse vivo.

O Fórum reúne entidades e instituições como a Assembleia Legislativa da Paraíba, Conselho Federal de Economia (Cofecon), Conselho Regional de Economia (Corecon-PB), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Administração (CRA), entre outras instituições nacionais e estaduais.

A criação do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, segundo o consultor na área de desenvolvimento econômico da empresa BR Consult, Francisco Nunes, “é fruto de uma série de reuniões que vem ocorrendo nos últimos meses com um grupo de pessoas, profissionais e pensadores comprometidos com o desenvolvimento, que hoje estão convergindo para dar personalidade jurídica com estatuto”. O lançamento oficial, para fazer uma sintonia o centenário de Celso Furtado, em 2020 Furtado, será no dia do aniversário de 99 anos dele, dia 26 de julho próximo.

Miscigenação de valores

“Temos uma miscigenação de valores de pessoas que estão representando uma gama de instituições importantes. Daí nossa expectativa muito positiva de que a Paraíba terá, muito em breve, propostas bem interessantes, dentro daquilo que representa nossas potencialidades e que nos diferencia no Nordeste do Brasil para que possamos ser competitivos e ter projetos que possam alavancar o desenvolvimento em proporção maior para o nosso Estado”, disse.

Lembrou Francisco Nunes que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Federação de Agricultura do Estado Paraíba (Faepa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) e o Creci-PB também integram o Fórum, “que já nasce de forma robusta”.

Ele destacou o importante apoio político da Assembleia Legislativa, que integrará o fórum por articulação da prefeita Polyana Dutra (PSB), que representa Pombal, a terra de Celso Furtado, no Poder Legislativo da Paraíba.

Conselhos de Administração e Fiscal

O Conselho de Administração do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba ficou assim composto: Francisco Nunes de Almeida (presidente), Marília Medeiros de Araújo (vice-presidente), Tarciso Martins de Oliveira (secretário), Carlos Gláucio S. Farias (secretário) e Celso Mangueira (relações públicas).

Já o Conselho Fiscal é integrado pelos membros Daniel Aran, Sérgio Gouveia Martins e Rubén Castedo Ramirez (titulares)   e Lourinaldo Bezerra da Nóbrega e Márcia Cristina Silva Paixão (suplentes).



Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.