“A sociedade tem que se desenvolver, não basta só crescer”, alerta Pery Shikida

Notícias 14/06/2019

Palestra do professor doutor Pery Francisco Assis Shikida, da Universidade do Oeste do Paraná


O auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ficou lotado na noite da última terça-feira (11), por ocasião da palestra do professor doutor Pery Francisco Assis Shikida, da Universidade do Oeste do Paraná, sobre o tema “Economia do crime, o crime compensa? Um estudo de caso em estabelecimentos penais gaúchos”.

O evento foi uma iniciativa do Departamento de Economia da UFPB e contou com o apoio do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB).

Primeiro economista no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, o mais antigo da República, Pery Shikida destacou a importância das instituições na política de combate à criminalidade via busca de dados primários, com fortalecimento do poder de polícia. “A Paraíba está de parabéns pelo enorme interesse na discussão desse tema. A interação na palestra, tanto quantitativa quanto qualitativa, me impressionou”, afirmou.

Ao lembrar Celso Furtado, ele alertou para a necessidade de a sociedade ter que se desenvolver, e não apenas crescer, em razão de as travas morais de família, escola e religião estarem também atreladas à questão qualitativa do desenvolvimento brasileiro.

Grupo de pesquisa

A palestra foi baseada em estudo de um grupo de pesquisa coordenado por Pery Shikida em estabelecimentos prisionais dos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. Que fatores levam um indivíduo a deixar uma ocupação produtiva legal para atuar no crime? Essa indagação foi respondida com a pesquisa que rendeu uma série de trabalhos acadêmicos por quase vinte anos.

Recentemente, o Professor escreveu um livro, com base no que foi levantado e revelado pela pesquisa, intitulado “Memórias de um pesquisador no cárcere”, onde relata e descreve situações desafiadoras e curiosas vivenciadas em campo. Publicado pela editora do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), o livro foi lançado em João Pessoa durante a palestra e contou com uma movimentada sessão de autógrafos.

O público que compareceu à palestra e ao lançamento do livro acompanhou atentamente as explicações de Pery Shikida sobre os motivos que levam uma pessoa a trocar uma atividade econômica legal pela atuação no crime e condições de vida familiar, social e religiosa envolvidas.

Quem é

Graduado, mestre, doutor e com pós-doutorado em Economia. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Pery Francisco Assis Shikida é também coautor dos livros “Agronegócio e Desenvolvimento Regional” e “Agroindústria Canavieira no Brasil”.



Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.