Assembleia debate PEC que acaba com a obrigatoriedade de adesão a conselhos profissionais de classe

Notícias 23/08/2019

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) debateu, durante sessão especial na manhã desta quinta-feira (22), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019, do Governo Federal, que acaba com a obrigatoriedade de adesão a conselhos profissionais de classe.


De acordo com a deputada Cida Ramos, que propôs a realização do debate, a PEC pode levar à extinção dos conselhos. O evento aconteceu no Plenário Deputado José Mariz.

A parlamentar esclarece que a aprovação da PEC 108/2019 levaria a uma redução na arrecadação de anuidades, dificultando a realização de regulação e, principalmente, de fiscalização das atividades. “Os conselhos de classes profissionais são instâncias de mediação entre a sociedade civil e o poder público, eles não têm a função meramente de proteção ao profissional e ao exercício legal da profissão, eles protegem a sociedade, no que diz respeito à oferta dos serviços, o tipo, suas qualidades e como estão sendo ofertados”, declarou a deputada.

Cida destaca que, atualmente, o trabalho desenvolvido pelos conselhos ajuda a identificar a atuação de profissionais antiéticos ou com formação precária. Segundo ela, o poder Legislativo tem o dever de trazer os conselhos à Casa para debater com demais setores da sociedade civil organizada a proposta do Governo Federal. “Essa medida é um golpe muito forte na atuação desses conselhos, no cumprimento do seu papel e, sobretudo é um golpe na sociedade, porque ficaremos órfãos dessa proteção”, afirmou Cida.

A sessão especial, de acordo com a parlamentar, produziu uma carta pública onde constarão as assinaturas dos demais deputados estaduais. O documento será entregue aos parlamentares federais como forma de reivindicar a não aprovação da proposta.

Para o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Wellilson Silveira, a PEC é ação muito grave contra os profissionais e principalmente contra a sociedade. Segundo ele, quando esses conselhos atuam fiscalizando ações criminosas, eles não têm interesse na arrecadação, mas sim em proteger a sociedade, pois, dentro do seu código de ética, primam pela boa prática profissional. “Não estamos trabalhando em interesse próprio, estamos trabalhando para proteger a sociedade e nós somos os representantes da sociedade para a proteção do devido exercício da profissão”, analisou Silveira.

WhatsApp Image 2019-08-22 at 120540 PM

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Antônio Carlos de Aragão, afirma que “a não existência dos conselhos de regulamentação do exercício profissional nos trará à terra de ninguém”.

De acordo com o presidente do CREA, a ausência dos conselhos deixará a sociedade desprotegida em relação à atuação de maus, ou até mesmo falsos profissionais, já que cabe aos conselhos a regulação e fiscalização, em parceria com o poder público.

“Imaginemos uma pessoa que não seja médico numa sala de cirurgia, ou alguém que não seja advogado e venha a fazer petições em um tribunal, ou até mesmo um engenheiro que esteja realizando uma obra, sem ser engenheiro, e esta venha a desabar e matar alguém. Nós temos uma excelente relação com o setor produtivo, nós cuidamos da segurança do trabalho e da saúde do trabalhador. Então, a quem interessa a extinção desses conselhos”, questionou Aragão.

Aragão acredita que existe a necessidade de levar à sociedade a importância dos conselhos, prestando bons serviços, fazendo parcerias com o Ministério Público e com os órgãos de controle da sociedade.

Mostrar o equívoco que pode vir a ser a aprovação da PEC 108/2019 é objetivo do que o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis na Paraíba (CRECI-PB), Rômulo Soares de Lima, chamou de ‘conselhão’, grupo formado por todos os presidentes de conselhos federais, que tem se reunido em Brasília com o interesse de planejar e elaborar tratativas em parceria com senadores e deputados.

WhatsApp Image 2019-08-22 at 120539 PM

Rômulo lembrou que os governos federal, estaduais e municipais atuam em cooperação com os conselhos, visando proteger a sociedade. “Atuamos evitando ações criminosas, como por exemplo, de estelionatários, de contraventores e milícias para que as pessoas tenham segurança jurídica. Nós protegemos, única e exclusivamente, a ética na profissão para que não sejam usurpados pelos colegas, pessoas físicas e jurídicas, a fazerem algo contra a própria sociedade”, observou. Rômulo.

A tramitação da PEC 108/2019 no Congresso Federal também foi vista com extrema preocupação pelo presidente do Conselho Regional de Odontologia, Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira.

Ele ressalta que o principal papel do conselho, através da fiscalização, é proteger com ética a sociedade. “É preocupante um profissional ser desobrigado a inscrever-se em seu conselho”, resumiu o presidente.

Também participaram da sessão especial o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária na Paraíba, Domingos Fernando Lugo Neto; o presidente do Conselho Regional de Economia, Celso Mangueira; o presidente do Conselho de Representantes Comerciários, Marconi Barros; o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Lusilvio Silva; o presidente do Conselho Regional de Administração na Paraíba (CRA-PB), Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Jéssica Melo; além de representantes dos conselhos regionais de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de Química, de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de Enfermagem (Coren), de Contabilidade (CRC), e dos Conselhos Regionais e Federais de Farmácia e de Nutrição.



Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.

LER MAIS

UMA RELEVANTE ANÁLISE DA ECONOMIA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS 80 ANOS

27.02.2024

O presente artigo traz uma análise abrangente da economia brasileira ao longo de 80 anos, de 1944 a 2024, e aborda uma série de eventos econômicos e políticos que moldaram o desenvolvimento econômico do país durante esse longo período. Durante o período 1944-1985, o Brasil experimentou uma intensa industrialização, e posteriormente, no período 1986-2024 foi caracterizado por um período de desindustrialização.