Reserva de Emergência

Artigo 31/08/2019

Escrito por Amadeu Fonseca Economista Corecon 1817 - UFPB


RESERVA DE EMERGÊNCIA

Você já possui uma reserva de emergência? Apesar de muita gente falar sobre esse assunto, é necessário ter um bom planejamento de liquidez para arcar com eventos inesperados e esperados, além do mais não adianta simplesmente ter um bom poder de poupança, seu patrimônio deve estar alocado de forma adequada.

As emergências podem ocorrer na vida de qualquer pessoa. Para tal, basta ter aplicações com boa liquidez é fundamental, ou seja, seus recursos precisam ser resgatados com rapidez e facilidade. A dica é escolher bem suas aplicações, sabendo que investimentos de longo prazo possuem baixa liquidez, ao solicitar o resgate antecipado existe o risco de ter algum tipo de prejuízo.

Veja os principais tipos de eventos que estamos sujeitos e algumas sugestões para cada evento:

Despesas correntes: São despesas previsíveis e repetidas (pagamento de mensalidades, aluguel, contas de água e energia, etc.) estes são pagos com rendas mensais. Para honrar com esses compromissos são necessários recursos em caixa com liquidez imediata.

Eventos inesperados: Os imprevisíveis e ocasionais (sinistros, doença sem cobertura no plano de saúde, acidentes, etc.) estes são pagos com reservas em aplicações de alta liquidez. Aqui, poderíamos ter algum CDB de liquidez diária ou Tesouro Selic por exemplo.

Eventos planejados: Os previsíveis e ocasionais (uma viagem, festa de formatura, troca de carro, casamentos, etc.) são pagos com reservas em aplicações com liquidez condizente ao horizonte de tempo até o evento. Portanto, é mais indicado aplicações de médio prazo.

Contudo, para um bom êxito tenha em mente que uma boa reserva de emergência deve se equivalente a pelo menos seis vezes o seu gasto mensal, isso mesmo. Já para um funcionário público que tem maior previsibilidade de receita, a reserva de emergência cai para três vezes o gasto mensal. Para empreendedores, o recomendado é ter nove vezes o gasto mensal, justamente pela menor previsibilidade de renda e risco implícito do negócio.



Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.