Rômulo Polari anuncia lançamento de livro-coletânea sobre Celso Furtado nesta sexta-feira (18)

Noticias 16/12/2020

A obra O paraibano Celso Furtado: centenário de um pensador genial é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado de Educação Ciência e Tecnologia (SEETEC), Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e Conselho Regional de Economia. Organizadores Rômulo Soares Polari, ex-Reitor da UPB, e Ivan Targino Moreira, titular do Departamento de Economia. Apresentação é de João Azevêdo Lins Filho, Governador da Paraiba. Prefácio de Rosa Freire d’Aguiar, escritora e tradutora de altos méritos, viúva de Celso Furtado. Introdução de Sofia Caseli Furtado, neta e discípula do homenageado, a Contracapa de Cláudio Benedito Silva Furtado, Secretário da SEETEC/PB. O Prólogo é de Rômulo Polari. Os coautores foram convidados à luz da competência como estudiosos da obra de Furtado: Alexandre C. C. Leite (UEPB), André Tosi Furtado (UNICAMP), Antônio C. de Lacerda (PUC-SP/COFECON), Jorge Nogueira (UnB), Lucas M. de L. Almeida (UFPB), Ivan Targino Moreira, Marcos Formiga (Ex-CAPES/MEC), José Octávio de A. Mello (UFPB), Maria Luiza P. de Alencar M. Feitosa (UFPB), Paulo F. de M. B. Cavalcanti Filho (UFPB), Rômulo Polari e Tânia Bacelar (UFPE).


Na próxima sexta feira (18), às 10h30, no Auditório do CCSA/UFPB, campus I- João Pessoa, será lançada a obra “O paraibano Celso Furtado: centenário de um pensador genial”. Trata-se de iniciativa conjunta do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado de Educação Ciência e Tecnologia (SEETEC), Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba e o Conselho Regional de Economia. O evento foi anunciado por Rômulo Polari, professor e ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele será on-line e presencial, respeitando as normas sanitárias em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Sobre o livro
Ele foi organizado pelos professores da UFPB, Rômulo Soares Polari e Ivan Targino Moreira, titular do Departamento de Economia. A Apresentação é de João Azevêdo, governador da Paraíba, o Prefácio é de Rosa Freire d’Aguiar, escritora e tradutora de altos méritos, viúva de Celso Furtado, a Introdução é de Sofia Caseli Furtado, neta e discípula do homenageado, e a Contracapa é de Cláudio Benedito Silva Furtado, Secretário da SEETEC/PB. O Prólogo é de minha autoria.

Na Parte I do livro, “Fundamentos econômico-filosóficos da obra de Furtado”, discutem-se as suas bases filosóficas e teórico-metodológicas na criação de um saber comprometido com a superação do subdesenvolvimento. A Parte II, “A visão prática das ideias de Furtado”, trata do seu ideário desenvolvimentista para o Brasil e a América Latina. Na Parte III, “Antevisão de grandes problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos do Século XXI”, analisa-se a antecedência de Celso Furtado no estudo do poder ilegítimo das grandes empresas transnacionais, rumo à globalização, e a tendência ao malogro do desenvolvimento econômico predatório da natureza.

Analisa-se, também, a atuação de Furtado na vida política e cultural do país. Destaca-se o seu protagonismo como assessor, conselheiro e Ministro de Estado influente na definição de políticas econômicas e culturais, com grandes contribuições ao Brasil, nos governos Juscelino Kubitscheck (1956/61) João Goulart (setembro/1961 – março/1964), José Sarney (1985/90), e primeiro Superintendente da Sudene.

Os treze capítulos do livro são originais e foram escritos pelos coautores de fevereiro a novembro de 2020. Deu-se um maior foco aos seguintes aspectos das criações do grande mestre Furtado: a) inovação e qualidade teórica, metodológica e filosófica; b) comprometimento de suas teorias com soluções de problemas concretos e c) contribuições para o desenvolvimento nacional e regional do Brasil.

Os coautores foram convidados à luz da competência como estudiosos da obra de Furtado: Alexandre C. C. Leite (UEPB), André Tosi Furtado (UNICAMP), Antônio C. de Lacerda (PUC-SP/COFECON), Ivan Targino Moreira, Jorge Nogueira (UnB), José Octávio de A. Mello (UFPB), Lucas M. de L.Almeida (UFPB), Marcos Formiga (Ex-CAPES/MEC), Maria Luiza P. de Alencar M. Feitosa (UFPB), Paulo F.de M. B. Cavalcanti Filho (UFPB), Rômulo Polari e Tânia Bacelar (UFPE). Os textos apresentados são de excelente qualidade e formam uma admirável unidade orgânica.

O livro compõe um rico conteúdo analítico-interpretativo do pensamento de Celso Furtado sobre a realidade econômica, social, política e cultural do Nordeste, do Brasil e do mundo. Trazem-se, assim, luzes contemporâneas ao primoroso legado teórico-científico e prático furtadiano à posteridade, inclusive com sua coerente visão prospectiva dos grandes problemas futuros da humanidade. Buscou-se proporcionar uma leitura agradável e proveitosa sobre a vida e as obras de Furtado.

Sobre o lançamento
O livro é feito em esmerada edição da Empresa Paraiba de Comunicação-Editora A UNIÃO, sob o comando de sua presidente Naná Garcez de Castro Dória. Claramente, a qualidade da Capa e as ilustrações, frutos do notável talento do grande artista paraibano Flávio Tavares, engrandeceram muito o livro. Os tra­balhos de revisão, do Professor Francelino Soares de Souza, e de dia­gramação, de Emmanuel Luna, foram fundamentais para que os textos fossem eficientes na comunicação linguística e visual.

A Paraíba encerra o ano do centenário de Celso Monteiro Furtado com um livro-homenagem à altura da sua grandeza intelectual, acadêmico-científica e na atuação política. Esse ilustre filho da cidade de Pombal é motivo de muito orgulho para os paraibanos. Após 16 anos de sua morte, suas ideias continuam acesas, na luta por um Brasil justo e pleno de liberdade, democracia, desenvolvimento sustentável e culturalmente relevante. Infelizmente, nos últimos seis anos, o país tem seguido outro caminho e se desvia perigosamente rumo ao desenvolvimento do subdesenvolvimento.

Fonte: https://wscom.com.br/romulo-polari-anuncia-lancamento-de-livro-coletanea-sobre-celso-furtado-nesta-s...?


Notícias Relacionadas

LER MAIS

2021 sinaliza um ano positivo para o Corecon-PB

21.01.2021

Ano positivo para o Corecon

LER MAIS

Posse nova diretoria 2021

11.01.2021

O Corecon-PB realizou na tarde desta ultima sexta-feira a Sessão Plenária, ocasião em que empossou os novos conselheiros e ainda definiu a nova diretoria para o exercício 2021

LER MAIS

Perspectivas 2021: O Brasil no Mundo

05.01.2021

Certamente o ano novo será bem melhor, comparado ao terrível ano de 2020. Os grandes problemas ainda serão a pandemia COVID 19, a recuperação econômica e como criar uma vida social, política e cultural capaz de prevenir, evitar e solucionar crises sanitárias, como a atual, e seus efeitos devastadores?

LER MAIS

Clipping Probex COMEX UFPB 22a. edição - Semanal – 30/11 a 04/12/2020

12.12.2020

A Apex Brasil realizou, no dia 04/12, evento online de lançamento do estudo intitulado “Perfil e Oportunidades de Exportação e Investimentos - Paraíba 2020”. O material destaca 110 oportunidades de exportação, distribuídas em 9 complexos, detalhadas por categorias, com 5 destinos selecionados.