Ser Economista

economista 15/03/2012


O Economista é um profissional que a partir de um bom domínio da Ciência Econômica está capacitado para intervir no processo social, oferecendo a melhor contribuição específica sobre aspectos que são privativos de sua profissão. Segundo Pedro José Mansur: "Ele tem capacidade de colocar a serviço da comunidade moderna um conjunto de conhecimentos científicos, acumulados e sistematizados ao longo de toda a história, tanto política, quanto social e econômica.

Portanto, economista não é somente aquele que faz orçamentos, planejamentos, análises de investimentos etc. Mas é aquele profissional que, além de exercer todas estas funções, é capaz de pensá-las dentro de um contexto geral de todo o processo de distribuição e produção da sociedade.

Por isso, o economista é um profissional especial, que se distingue dos outros que utilizam técnicas similares. Ele encaixa a reflexão (e conseqüente prática) de cada problema ligado a estes já especificados, distribuição e produção, a um quadro mais amplo, quer dizer, dentro do Sistema Econômico".

Segundo a legislação, economista é designação profissional privativa daqueles que, além de possuírem curso de graduação em Ciências Econômicas (em curso reconhecido pelo Ministério da Educação), são registrados no Conselho Regional de Economia correspondente ao Estado onde exercem suas atividades.


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Mulheres economistas prestigiam Encontro promovido por Conselho

19.03.2019

Encontro das Mulheres Economistas promovido pelo Corecon-PB

LER MAIS

Conselho realiza neste sábado Encontro das Mulheres Economistas

15.03.2019

Conselho realiza neste sábado Encontro das Mulheres Economistas

LER MAIS

8 de março

11.03.2019

Conselho homenageia mulheres economistas.

LER MAIS

Configuração do emprego na Paraíba no contexto Digital

01.03.2019

Artigo escrito por REJANE G. CARVALHO