Classe C é a única que gasta mais do que ganha

Noticias 13/09/2012

No número de brasileiros que gastam mais do que ganham, 27% estão "enforcados"


De todas as classes sociais brasileiras, a única que gasta mais do que ganha é a C. Em estudo sobre consumo realizado pela consultoria Kantar Worldpanel, o segmento aparece com déficit de 2% na relação entre renda e gasto. Tanto a classe AB quanto a DE ficaram com saldo positivo nesta análise, de 1% e 4% respectivamente.

A avaliação da diretora comercial da instituição no Brasil, Christine Pereira, é de que praticamente todas gastam o que ganham.

— Esses 4% da classe DE significam muito pouco.

O estudo é feito semanalmente em 8.200 domicílios do País e monitora o comportamento de 27.500 mil consumidores. O resultado divulgado nesta quinta-feira (13) compila dados do ano de 2011.

De acordo com Christine, a classe C representa 41% da população brasileira, e seu endividamento colabora para a recente desaceleração do consumo. A Kantar Worldpanel considera para o estudo que a classe C ganha em média R$ 2.027,70 (renda familiar) e gasta R$ 2.060,12. Nos últimos dois anos, o segmento diminuiu o número de visitas mensais a pontos de venda de varejo tradicional em duas vezes, de 13 para 11 visitas no mês.

Despesas como educação e vestuário, classificadas como "outras despesas", respondem pela maior parte dos gastos da classe C (38%). Na sequência, aparecem despesas fixas, como habitação, transporte e serviços públicos (33%), seguida por uma cesta de bens de consumo não duráveis definida pela entidade (28%).


Fonte: http://noticias.r7.com/economia


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Entregar a Declaração ao COAF.

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Enviar a Declaração Negativa de Comunicação COAF.