Em 2012, tentativas de fraude contra consumidor são recorde, diz Serasa

Noticias 14/01/2013

Foram registradas 2,14 milhões de tentativas de fraude em 2012. Número é recorde desde 2010, quando a série histórica teve início.


Em 2012, tentativas de fraude contra consumidor são recorde, diz Serasa

A cada 14,8 segundos um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito, segundo o Indicador Serasa Experian, divulgado nesta segunda-feira (14).

De acordo com a pesquisa, o indicador registrou entre janeiro e dezembro de 2012, 2,14 milhões de tentativas de fraudes, número recorde no período desde 2010, quando a série histórica teve início. Em 2011, houve 1,96 milhão de registros entre janeiro e dezembro e, em 2010, 1,87 milhão no mesmo período.

Entre os setores pesquisados pela Serasa, o de serviço e telefonia lideraram os registros de tentativa de fraude em 2012. O primeiro, que inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral, teve 746.318 registros ou 35% do total. Desde o início da medição da Serasa, os serviços lideram o ranking de tentativas de fraudes – foram 34% em 2011 e 31% em 2010.

O setor de telefonia teve um número ainda maior de tentativas de fraude em 2012. Foram 749.213 casos de tentativas de fraude ou 35% dos registros. Em 2011, esse índice foi de 26%. O ranking é composto ainda de bancos e financeiras (18%), varejo (10%) e outros (2%).

Por outro lado, foi registrada queda nas tentativas de fraude nos bancos: 18% em 2012; 26% em 2011 e 28% em 2010), "por conta da retração na procura por crédito, e um crescimento em telefonia e serviços". A popularização da internet e das mídias sociais é apontada como um fator impulsionador desse tipo de ação criminosa, segundo a Serasa.

 

Fonte: http://g1.globo.com/economia


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