Energia solar não é viável economicamente no Brasil, diz Ministério

Noticias 18/06/2012

O secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura Filho, afirmou hoje que a energia solar ainda não é viável economicamente


Segundo ele, a resolução aprovada recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que permite ao consumidor instalar painéis solares em sua residência e descontar a energia produzida por eles na sua conta de luz, não tem condições de estimular a indústria solar no Brasil, devido ao custo elevado dos equipamentos.

O Brasil tem opções mais baratas do que a energia solar. [A resolução] não vai trazer indústrias e a tecnologia para cá. A viabilidade econômica não se justifica. Seremos meros importadores de painéis solares da China, afirmou o secretário, durante o seminário Setor Elétrico Brasileiro e Sustentabilidade, evento paralelo da Rio+20, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, o consumidor que quiser instalar esse tipo de equipamento em sua casa terá um gasto entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no entanto, existem hoje regiões no país em que a energia solar já é economicamente viável. Neste mês, a estatal entregou ao ministério um estudo relacionado ao tema.

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/economia


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Entregar a Declaração ao COAF.

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Enviar a Declaração Negativa de Comunicação COAF.