Menor endividamento eleva confiança dos consumidores em julho

Noticias 30/07/2012

A confiança do do consumidor teve leve alta, de 0,4% em julho ante mês anterior, resultado da melhora da situação de endividamento das famílias, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).


Segundo o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), o ente desse indicador que mostrou maior melhora em julho foi o do endividamento: o percentual de entrevistados que afirmou que suas dívidas aumentaram no mês diminuiu na comparação com o registrado em junho, fazendo com que o otimismo sobre esse assunto subisse 4,4% em julho ante junho. O índice está em seu maior patamar desde fevereiro de 2011.

- O recuo do endividamento é positivo, porque diminui o risco de inadimplência - analisa o economista da CNI Marcelo Azevedo.

A pesquisa aponta também que a avaliação da situação financeira dos entrevistados também melhorou, com aumento de 1,4% do índice na comparação com junho. Na comparação com julho de 2011, contudo, o índice mostra queda de 1,1%. Por outro lado, os consumidores estão menos confiantes em realizar compras de maior valor: esse ente do ICEI caiu 1,4% em julho ante junho, e 0,5% em comparação a julho de 2011.

As expectativas dos consumidores também estão com sinais variados. Segundo os consumidores ouvidos pela pesquisa, as expectativas sobre a inflação nos próximos seis meses pioraram, pelo segundo mês seguido. O indicador caiu 1,6% neste mês ante junho, porém registrou alta de 1,9% em relação ao mesmo mês de 2011.

Já as perspectivas com relação ao desemprego se tornaram mais otimistas em julho. O índice de expectativa de desemprego aumentou 1,2% na comparação com junho, refletindo a queda no percentual de entrevistados que esperam aumento no desemprego. “Com o aumento, o índice recuperou parte da expressiva queda ocorrida em junho, que havia feito o índice registrar o menor valor no ano”, afirmou a CNI, em trecho do estudo.

 

 

Fonte: http://extra.globo.com
 


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Entregar a Declaração ao COAF.

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Enviar a Declaração Negativa de Comunicação COAF.