A atividade econômica está sendo retomada, diz Mantega

Noticias 06/08/2012

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira estar havendo hoje uma "retomada da atividade" no País, que, em sua avaliação, ficou um pouco parada de janeiro a junho.


No segundo semestre, teremos aquecimento da atividade econômica, frisou. Dependemos menos do mercado externo, porém temos de adotar uma série de medidas para que o Brasil seja competitivo, destacou o ministro para, em seguida, referir-se às relativas ações do setor público para que se somem ao privado.

O nível de atividade será melhor no terceiro trimestre deste ano e melhor ainda no quarto trimestre, ressaltou. Isso porque é o tempo necessário para que uma série de medidas tomadas possam exercer seu efeito. Por exemplo, a redução da Selic que já foi de 4,5 pontos porcentuais demora de oito a nove meses para fazer efeito. A economia vai se adaptando a novas taxas e daqui para a frente poderemos observar os resultados, disse.

Ele apontou que o barateamento do custo financeiro na economia incentiva os investimentos e a atividade produtiva. E isso, por sua vez, amplia a capacidade de fabricação de mercadorias no País, o que reduz a pressão sobre a inflação e dá mais condições para que os juros caiam.

A desoneração da folha de pagamento para 15 setores, que os torna mais competitivos, está entrando em vigor agora, lembrou. São vários vetores que vão incentivar a retomada da atividade econômica. As vendas de eletroeletrônicos, da linha branca e da indústria automobilística vão bem, comentou, depois de participar de encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

 


Fonte: http://g1.globo.com


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Entregar a Declaração ao COAF.

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Enviar a Declaração Negativa de Comunicação COAF.