Famílias comprometem 42% da renda em média com dívidas, diz pesquisa

Noticias 14/08/2012

38,1% dos entrevistados não conseguem pagar fatura do cartão à vista.


Estudo sobre o endividamento do brasileiro realizado pela Proteste Associação de Consumidores mostra que as dívidas comprometem, em média, 42% da renda familiar.

Foram entrevistadas famílias nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com renda média de R$ 2.401.

 A  pesquisa mostra que, em média, as famílias têm 3 dívidas ativas. Mas cerca de 23% das famílias têm 5 dívidas ou mais, segundo o estudo. As maiores incidências são as compras parceladas no cartão, crediários em cartão de loja, parcelamento de compras no cartão e parcelamento de fatura.

O estudo mostra que o endividamento é maior entre as famílias da classe C, que têm 46,36% da renda comprometida, na média. Entre as famílias de classe A e B entrevistadas, o nível médio foi de 35,10%. Já na classe D, as dívidas comprometem na média 26% da renda das famílias.

"Constatou-se que quando a família assume uma dívida paga em média 189% mais por ano que o valor real do bem financiado", diz a pesquisa.

Segundo a Proteste, entre as famílias da classe C, o uso do cartão de crédito e o não pagamento integral da fatura é um dos responsáveis pelo endividamento. O gasto médio se concentra até R$ 500 reais e 38,1% dos entrevistados afirmaram não pagar a fatura a vista.


Fonte: http://g1.globo.com/economia


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Entregar a Declaração ao COAF.

LER MAIS

Declaração Negativa de Comunicação COAF.

16.01.2019

Época de Enviar a Declaração Negativa de Comunicação COAF.