Mantega reconhece impacto de crise externa em emergentes

Notícias 30/08/2012

Ministro diz que países avançados continuam "empurrando seus problemas com a barriga" e que cenário externo continuará ruim, e não por pouco tempo.


No início de seu discurso na 39ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o chamado Conselhão, Guido Mantega, ministro da Fazenda, já adiantou que não trazia apenas notícias boas. "O cenário da economia mundial não melhorou", disse.

Segundo ele, os países avançados continuam "empurrando seus problemas com a barriga". "O cenário externo continuará ruim, e não por pouco tempo. Os problemas não serão resolvidos no curto prazo", completou.

Mantega reconheceu que essa situação tem afetado os países emergentes, mesmo os mais dinâmicos, como China e Índia, que sentem os impactos da contração do cenário externo e têm enfrentado problemas. "O que está acontecendo em 2012 é pior do que o que estava acontecendo em 2008/2009. É uma situação mais prolongada e que tem causado mais danos", alertou.

 

Fonte: veja.abril.com.br


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.