Governo sobe imposto de importação de 100 produtos; confira lista

Notícias 05/09/2012

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, informou que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta terça-feira a elevação do Imposto de Importação para 100 produtos, embora o Mercosul tenha permitido uma lista de até 200 itens.


O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, informou que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta terça-feira a elevação do Imposto de Importação para 100 produtos, embora o Mercosul tenha permitido uma lista de até 200 itens.

Segundo Pepe Vargas, a intenção do governo brasileiro é usar somente a metade nesse momento. Ao sair da reunião da Camex, realizada nesta tarde, o ministro informou ainda que nenhuma das alíquotas do Imposto de Importação vai ao máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que é 35%.

A maior alíquota ficou em 25%. É o caso da batata, que antes tinha taxa de 14%. Para alguns itens, as tarifas tiveram saltos maiores, passando de 4% para 25%, por exemplo. Foi o que aconteceu com óleos minerais brancos (óleos de vaselina ou de parafina, óleos de petróleo ou de minerais betuminosos).

Também passaram a ter imposto de 25% os revestimentos de pisos, de paredes ou de tetos, diversos artigos de plástico de uso doméstico, utensílios de mesa ou de cozinha, câmaras de ar de bicicletas, alguns tipos de papéis decorativos e cartões, diversos tipos de pneus de carros, partes de calçados, alguns tipos de tijolos, cordas e cabos de aço, entre outros.

 

Fonte: http://www.paraiba.com.br


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.