Setor público tem pior primário para agosto em 10 anos

Notícias 28/09/2012

O setor público brasileiro registrou em agosto o pior superávit primário para esses meses em 10 anos, que deve jogar uma pá de cal nas chances de o governo cumprir a meta cheia estipulada para este ano, de 139,8 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de 3,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).


No mês passado, a economia para feita pelo setor público para pagamento de juros ficou em 2,997 bilhões de reais, abaixo do esperado pelo mercado, de 5,5 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters. O país acumula no ano 74,225 bilhões de reais, que equivalem, num fluxo de 12 meses, a 2,46 por cento PIB, o menor valor registrado no ano.

Com isso, faltam quase 66 bilhões de reais para que o objetivo cheio seja alcançado neste ano e que terão de ser cumpridos nos próximo quatro meses.

O chefe do departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, admitiu que, por conta da desaceleração econômica, este ano está mais difícil para gerar resultados primários mais robustos. Mas defendeu que a expectativa é alcançar a meta cheia, sem a necessidade de descontar os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Vai haver uma retomada dos resultados primários de modo que vai chegar em dezembro a 3,1 por cento do PIB, ou 139,8 bilhões de reais", afirmou Maciel em entrevista coletiva.

"O cenário internacional teve impactos na economia doméstica e essa moderação na atividade se reflete nas receitas, assim como as medidas anticíclicas de desoneração e as de aumento de investimento", disse, ressaltando que a aceleração da economia deve gerar maiores receitas ao governo.

 

Fonte: http://g1.globo.com/economia


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.