Demanda “é o último dos problemas brasileiros”, diz Schwartsman

Notícias 15/01/2013

O resultado do varejo em novembro reforça a análise de que a queda de 1,2% das vendas no segmento ampliado em relação a outubro, feitos os ajustes sazonais, foi influenciada pela fraqueza do setor de veículos


O resultado do varejo em novembro reforça a análise de que a queda de 1,2% das vendas no segmento ampliado em relação a outubro, feitos os ajustes sazonais, foi influenciada pela fraqueza do setor de veículos, enquanto outros ramos de atividade varejista continuam fortes, avalia Alexandre Schwartsman, ex-diretor do Banco Central (BC) e hoje sócio de consultoria que leva seu nome. No varejo restrito, que não inclui automóveis e material de construção, houve alta de 0,3% na passagem mensal da Pesquisa Mensal do Comércio, de acordo com divulgação de hoje do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Portanto, as vendas do varejo restrito devem registrar o 16º trimestre consecutivo de expansão, indicando que o consumo das famílias é o último dos problemas brasileiros”, escreve o economista em relatório. Segundo ele, o recuo mensal nas vendas do setor ampliado já era esperado, dado que o impulso para o consumo de carros está se esgotando. “A redução temporária de preços funciona criando um incentivo para que consumidores antecipem compras e, assim, não pode sustentar as vendas de carros indefinidamente”, diz Schwartsman.

O ex-diretor do BC afirma que o impacto do incentivo fiscal tende a ser maior no início da vigência do desconto, que começou em meados de maio, e depois vai perdendo força, já que boa parte do consumo já foi antecipada. Após o pico observado no terceiro trimestre, portanto, a extensão do IPI reduzido não deve trazer  fôlego adicional às vendas de carros nos últimos três meses do ano, de acordo com o analista.

O varejo restrito, por outro lado, cresceu 1,5% no trimestre encerrado em novembro, nota Schwartsman, reforçando a ideia de que a demanda das famílias segue forte. “Isso vale particularmente para os segmentos ligados à renda (como supermercados, vestuário e calçados, e similares), que geralmente têm resultados positivos na margem, refletindo a expansão da renda do trabalho”. O mercado de trabalho apertado, em sua visão, seguirá como fator de sustentação para esses ramos do comércio em 2013.
 

Fonte: http://www.valor.com.br


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.