Câmara de João Pessoa realiza Sessão Solene em comemoração ao Dia do Economista

Notícias 10/08/2016

Na Sessão teve a apresentação do Projeto "O Economista na Prefeitura" pela fiscal do CORECON-PB, Walquiria Cybelle.


Na tarde desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão solene em homenagem à “Semana do Economista”, durante a qual foi apresentada a palestra com o tema “O Economista nas Prefeituras Municipais”. A temática faz parte de um dos projetos do Conselho Regional de Economia na Paraíba (Corecon-PB) para ampliar o mercado de trabalho dos economistas. O vereador Marco Antônio (PHS) propôs o evento.

Fizeram parte da mesa, além do Vereador e propositor, o presidente do Corecon-PB, João Bosco Ferraz; a palestrante e fiscal do Corecon-PB, Walquíria Cybelle; o Conselheiro Federal do COFECON, Paulo Hermance Paiva; a representante do Centro Acadêmico de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Nathália Batista e o representante da Empresa Júnior da UFPB, Andrew Lucas Júnior.

O Vereador Marco Antônio ressaltou a importância do economista para garantir o fomento do desenvolvimento econômico, humano e social da sociedade. “A área da economia está presente em todos os setores de uma Administração Pública. O economista pode fomentar o desenvolvimento do país”, justificou.

A palestra

Através de slides a economista Walquíria Cybelle apresentou os principais pontos de um projeto que será apresentado nas demais Câmaras Municipais da Paraíba sobre a importância da inserção do economista nas Prefeituras Municipais.

“Pretendemos tornar mais acessível às pessoas os conhecimentos inerentes aos economistas para contributo ao desenvolvimento humano e social do município. Queremos garantir a sociedade que usufrua de forma ética das ferramentas usadas na economia para fomentação de políticas públicas”, declarou.

De acordo com a palestrante, um profissional de economia no setor público vai possibilitar a capacidade de planejamento estratégico, através do mapeamento dos problemas e da apresentação de soluções mais adequadas, sempre com uma visão de 360º da economia. “O economista é um consultor por natureza, sempre aglutinando na Gestão Pública elementos como o mapeamento, a análise das especificidades de cada município, os diagnósticos, o planejamento e a busca da economicidade na elaboração de políticas públicas para garantir as melhorias para população”, defendeu.

O presidente do Corecon-PB, João Bosco, destacou a celebração dos 65 anos da regulamentação da profissão de economista no Brasil e prestou uma homenagem ao parlamentar pelos serviços prestados à Capital paraibana e pela atenção dispensada à categoria. O vereador recebeu das mãos do presidente uma placa comemorativa.

 

 


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.