UFPB sediará evento em homenagem ao centenário do economista Celso Furtado

Notícias 22/11/2019

Intelectual é autor do livro Formação Econômica do Brasil, traduzido em oito idiomas


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará evento em homenagem ao centenário do economista Celso Furtado, durante o Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (Since), a ser realizado de 23 a 25 de setembro do ano que vem.

O evento terá como tema “Celso Furtado e o Desenvolvimento Regional”, com o debate direcionado ao desenvolvimento regional como esforço das sociedades e organizações federativas na formulação de políticas que tornem a região sujeito de seu processo de desenvolvimento.

Na tarde desta terça-feira (19), a reitora Margareth Diniz se reuniu com a jornalista, tradutora e escritora Rosa D’Aguiar, viúva do economista Celso Furtado, e o presidente do Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) Celso Mangueira para discutir a programação do centenário.

Na ocasião, foi apresentado o livro Diários Intermitentes de Celso Furtado, organizado pela Rosa D’Aguiar e publicado este ano.

Celso Furtado foi um dos mais importantes economistas do país, autor do livro Formação Econômica do Brasil, que teve alcance mundial e foi traduzido para oito idiomas. Mais informações sobre o centenário na página do Corecon-PB.



Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.