Começa hoje (02), em João Pessoa, Simpósio de economistas brasileiros para discutir superação da crise e retomada do desenvolvimento

Notícias 02/11/2022

Começa hoje (02), em João Pessoa, a 27ª edição do Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE 2022)


Começa hoje (02), em João Pessoa, Simpósio de economistas brasileiros para discutir superação da crise e retomada do desenvolvimento

  Começa hoje (02), em João Pessoa, a 27ª edição do Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE 2022). O evento vai reunir economistas de todo o Brasil preocupados em discutir medidas e alternativas eficientes para superar a crise econômica e, a partir daí, traçar estratégias para o desenvolvimento do país.

  São esperados 350 participantes, entre profissionais, professores e estudantes de economia de 23 estados. Na palestra de abertura, às 19h15, desta quarta-feira, o economista Carlos Pinkusfeld Bastos falará sobre “Superação da crise e retomada do desenvolvimento: o debate ausente, mas necessário”. Para ele, o Estado precisa estar atento às oportunidades colocadas no cenário global e se colocar nesse ambiente de maneira dinâmica.

  “Vivemos um momento de grande tensão no Brasil e não só por causa da eleição, que sempre traz consigo uma grande dose de inquietação e ansiedade, mas porque o desempenho nos últimos 8 anos da economia foi bastante insatisfatório, com seríssimas consequências sociais”, refletiu. Pinkusfeld é diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.

Cerimônia de abertura

  A cerimônia de abertura do evento terá início às 18h30, com a presença do prefeito da capital, Cícero Lucena; o representante do governador, Francisco Petrônio Rolim, Secretário Executivo do Planejamento; e a deputada estadual Pollyanna Dutra, representando a Assembleia Legislativa.
  A mesa de honra será formada ainda pelo economista Francisco Nunes, presidente do Corecon-PB; a professora Érica Pacheco, Reitora da Uninassau; a economista, Zélia Almeida, diretora acadêmica e de relações institucionais da Academia de Ciência da Economia; o economista Celso Pinto Mangueira, coordenador regional do XXVII SINCE; o economista Paulo Dantas da Costa, vice-presidente do Cofecon; e Antonio Corrêa de Lacerda, presidente do Cofecon.

Entrega dos Prêmios

  Na sequência da programação da noite desta quarta-feira (02), às 20h, vai acontecer XXVIII Prêmio Brasil de Economia, coordenador Antônio de Pádua Ubirajara e Silva, do Confecon; e o XI Prêmio Paraíba de Economia Professor Celso Furtado, que será coordenado por Francisco Nunes, presidente do Corecon-PB.

Grupos de trabalho e painéis temáticos

  Na programação do SINCE 2022, que vai até sexta-feria (04), estão previstos vários debates em grupos de trabalho dedicados à formação profissional e mercado de trabalho, à modernização do Sistema Cofecon/Corecons e à estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil.
  Entre os painéis temáticos, a agenda de desenvolvimetno do Nordeste, a dicussão sobre a formação continuada da Mulher Economista - superando obstáculos e criando perspectivas para o desenvolvimento; e o legado do economista paraibano Celso Furtado, fonte de inspiração nas formulações de políticas de desenvolvimento em níveis regional e nacional.
  Na homenagem ao paraibano, haverá a participação de André Furtado, filho do economista, cujo centenário foi celebrado em 2020. A viúva de Celso Furtado, a jornalista Rosa Freire d’Aguiar, dirigente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, também vai participar por meio de videoconferência.

Gincana Nacional de Economia
   
  A reflexão sobre os caminhos para a retomada serão discutidos também na 11ª Gincana Nacional de Economia, atividade paralela que integra 75 estudantes de diferentes universidades brasileiras, numa competição que estimula a integração entre as universidades, desenvolve e aplica conceitos econômicos, debate situações reais de macroeconomia e apresenta o Sistema Cofecon/Corecons aos futuros profissionais.

  “O Sistema Cofecon/Corecons está empenhado em realizar um evento produtivo, que resulte em boas práticas não só para o setor, mas que de certa forma impacte vários setores da sociedade. Depois de uma pausa, estamos chamando este momento de SINCE do ‘reencontro’”, disse o coordenador regional do evento, Celso Mangueira.

Carta de João Pessoa

Ao final do evento, será formulada e lida a Carta do XXVII SINCE, ou a Carta de João Pessoa, com a síntese do pensamento dos profissionais sobre as necessidades e propostas para o país.

SINCE 2022

Data: de 2 a 4 de novembro de 2022
Local: Uninassau - Epitácio Pessoa (João Pessoa)
Horário de abertura: 18h00
Canal de contato - Whatsapp: (83) 98124-2444/ Ascom/João Pessoa – (83) 991696886 – Elane Gomes


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.