Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

Notícias 11/03/2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.


Aos dez anos, olhando as matas da janela do quarto de dormir sentiu momentâneo vazio ao visualizar que em certo dia aquele ambiente poderia não existir no seu mundo. Que faria, quando os pais não mais vivessem! Pensando, pensando, escreveu: “Faz bem o hoje, terás o amanhã”. Recortou o escrito, colocou na mesa de estudo. Aquela frase escrita seria tomada de decisão. Com dez anos tocava dois instrumentos musicais: piano e acordeom. Apresentava-se no Teatro Minerva, e nas reuniões comemorativas organizadas pelo “Colégio das Franciscanas Iluminadas” de origem alemã. Um ambiente cultural que mobilizaram as forças físicas e psico-sociais daquela criança que tinha o sentido de aprender sempre. Tinha noção plena que as oportunidades que se apresentavam eram múltiplas e dali poderia sair estudando, trabalhando por todo o mundo. Pela influência das professoras alemãs, a mãe violonista, apegou-se ao mundo e sensibilidade pelos acontecimentos.

Homenagem à Zélia Almeida.pdf
Seminário o Futuro das águas do Rio Sao Francisco. A água chegou. E agora?

Notícias Relacionadas

LER MAIS

Palestrantes ENE XXXII

21.05.2024

de 24 e 25 de maio.

LER MAIS

O Cenário Econômico Atual do Nordeste e as Perspectivas Promissoras para o Futuro

17.05.2024

Paulo Galvão Júnior Considerações Iniciais O Nordeste é reconhecido historicamente por desempenhar um papel fundamental na formação da civilização brasileira, bem como pela sua notável diversidade geográfica. Nos últimos vinte anos, essa região, composta por nove estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), tem passado por transformações socioeconômicas significativas, impulsionadas por investimentos nos segmentos do agronegócio, mineração, construção civil, energias renováveis e turismo.

LER MAIS

ENE 2024 - Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste

16.05.2024

24/05/2024 – 25/05/2024 - 19:00 - 08:00 GMT-3 online SINCONTABIL-PB - João Pessoa - Paraíba - Brasil

LER MAIS

Professor Besarria e Labimec premiados no ‘Prisma Fiscal’

28.04.2024

O professor Cássio Besarria, renomado pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está em destaque nacional mais uma vez, juntamente com o Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec).