O resultado geral mostra avanço mais forte da qualidade de ensino nos anos inciais do fundamental, com nota 5, 0,4 ponto acima da meta do período. Os anos finais do fundamental e o ensino médio também cumpriram suas metas, embora com registro de crescimento mais modesto, de apenas 0,1 ponto, passando para 4,1 e 3,7, respectivamente.
Com resultado estatístico extraído das notas da Prova Brasil (português e matemática) feita por alunos de quarta e quinta séries e oitava e nona séries do ensino fundamental; do terceiro ano do ensino médio; e do fluxo de aprovação de toda a educação básica (ensino fundamental e médio), o Ideb, divulgado de dois em dois anos, é o maior indicador de qualidade do ensino no Brasil e principal instrumento de avaliação e proposição de políticas educacionais para redes municipais, estaduais, federal e particulares.
Regionalmente, todas as metas do Ideb foram cumpridas. Nos anos iniciais do ensino fundamental a região Sudeste obteve a melhor nota: 5,6, 0,2 ponto acima da meta. Com a nota mais baixa, a região Nordeste cresceu 0,4 ponto em relação ao Ideb 2009, chegando à marca de 4,2, cinco décimos acima da meta. Com política de alfabetização infantil consolidada, as redes municipais, estaduais e particulares de Minas Gerais tiveram o melhor desempenho nesse ciclo, com nota 5,9. Alagoas registrou o pior desempenho: 3,8.
Fonte: http://www.valor.com.br