Nota da educação brasileira sobe, cumpre meta, mas continua baixa

Notícias 15/08/2012

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu nos três ciclos escolares avaliados em 2011, informou o Ministério da Educação (MEC)


O resultado geral mostra avanço mais forte da qualidade de ensino nos anos inciais do fundamental, com nota 5, 0,4 ponto acima da meta do período. Os anos finais do fundamental e o ensino médio também cumpriram suas metas, embora com registro de crescimento mais modesto, de apenas 0,1 ponto, passando para 4,1 e 3,7, respectivamente.

Com resultado estatístico extraído das notas da Prova Brasil (português e matemática) feita por alunos de quarta e quinta séries e oitava e nona séries do ensino fundamental; do terceiro ano do ensino médio; e do fluxo de aprovação de toda a educação básica (ensino fundamental e médio), o Ideb, divulgado de dois em dois anos, é o maior indicador de qualidade do ensino no Brasil e principal instrumento de avaliação e proposição de políticas educacionais para redes municipais, estaduais, federal e particulares.

Regionalmente, todas as metas do Ideb foram cumpridas. Nos anos iniciais do ensino fundamental a região Sudeste obteve a melhor nota: 5,6, 0,2 ponto acima da meta. Com a nota mais baixa, a região Nordeste cresceu 0,4 ponto em relação ao Ideb 2009, chegando à marca de 4,2, cinco décimos acima da meta. Com política de alfabetização infantil consolidada, as redes municipais, estaduais e particulares de Minas Gerais tiveram o melhor desempenho nesse ciclo, com nota 5,9. Alagoas registrou o pior desempenho: 3,8.

 

Fonte: http://www.valor.com.br


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.