Inadimplência do consumidor recua 1,5% em julho

Notícias 15/08/2012

A inadimplência do consumidor caiu 1,5% em julho na comparação com junho, informou nesta terça-feira a Serasa Experian


Foi o segundo recuo mensal consecutivo do Indicador de Inadimplência do Consumidor - em junho ante maio a queda havia sido de 0,5%.

Em relação ao mesmo mês de 2011, julho apresentou aumento de 10,5%, mas o porcentual representa a menor alta desde julho de 2010 na comparação anual. No acumulado de 2012, o indicador cresceu 17,8%, ante aumento acumulado de janeiro a julho de 2011 de 22,5% sobre o período anterior.

De acordo com a empresa, o normal é a inadimplência do consumidor crescer no mês de julho por causa das compras parceladas do Dia das Mães e Dia dos Namorados e dos gastos com férias escolares. Mas neste ano houve queda devido ao recuo no comprometimento da renda, juros mais baixos e lotes recordes de restituição do Imposto de Renda, que colaboraram para o pagamento de dívidas.

As dívidas com os bancos puxaram a queda do indicador em julho ao apresentar recuo de 4% ante junho. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviço) também caíram (0,8%). Houve, porém, aumento de cheques sem fundos e títulos protestados no período, de 7,9% e 4,8%, respectivamente.
 


Fonte: http://economia.estadao.com.br


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.

LER MAIS

Dia Internacional da Mulher Homenagem às economistas paraibanas na pessoa da destaca Mulher Economista, Zélia Almeida. (uma biografia)

11.03.2024

Dia Internacional da Mulher Trabalho e Vontade Economista Celso Mangueira Muita energia e saúde continha aquele corpo. Muita vitalidade e alegria. O sorriso, já fazia parte do rosto, desde cedo. Fotos da idade de cinco anos mostram aquele ser que busca o prazer. A descoberta do conteúdo da vida. O ambiente em que havia nascido fazia uma composição compatível com a personalidade que se desenvolveria. Escola de Agronomia do Nordeste, pai professor fundador daquele complexo que denomina “Paraíso Instalado no Brejo de Areia”. Entre uma bela estética de jardins, aparecia o verde escuro da Mata Atlântica barreando o contorno. Aquele, que a classificaria no Brasil, como uma das grandes Escolas. A paisagem organizada encantava os habitantes e, principalmente, aquela criança de possuía o nome de Zélia Almeida.

LER MAIS

No quadro de registrado do Corecon-PB um médico e economista

29.02.2024

No último dia 23 tivemos um momento muito diferente dos presenciados nos nossos mais de vinte anos dedicados ao Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB). Recepcionamos o recém-formado pela Universidade Cruzeiro do Sul em economia Jose Alencar Formiga Junior e acompanhamos na formalização do seu processo de economista registrado.