Superação da crise econômica do Brasil será debatida em Simpósio Nacional de economistas em João Pessoa

Notícias 01/11/2022

Superação da crise econômica do Brasil será debatida em Simpósio Nacional de economistas em João Pessoa


Profissionais de 23 estados vão se reunir na capital paraibana entre 2 e 4 de novembro. Vão participar também professores e estudantes de diversas universidades

    "É perfeitamente possível pensarmos em um cenário mais favorável no futuro próximo. O passado recente mostra que é possível crescer mais e distribuir renda”. A afirmação é do economista Carlos Pinkusfeld Bastos, que fará a palestra de abertura do 27ª edição do Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia (SINCE 2022). O evento acontecerá entre os próximos dias 2 e 4 de novembro.
   
Para ele, o Estado precisa estar atento às oportunidades colocadas no cenário global e se colocar nesse ambiente de maneira dinâmica. O palestrante lembra que embora não haja perspectiva de um novo ciclo mundial de commodities que seja favorável ao Brasil, também não existe crise de balanço de pagamentos.
   
Pinkusfeld também é diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e na sua fala irá tratar do tema: "Superação da crise e retomada do desenvolvimento: o debate ausente, mas necessário”. O SINCE é um encontro nacional de profissionais e estudantes da economia, realizado bianualmente, e que nesta edição também irá debater os desafios do Nordeste.
   
Essas discussões vão acontecer na Uninassau, que fica na Avenida Epitácio Pessoa, no Bairro dos Estados, na capital. O tema geral do evento, "O papel do Sistema Cofecon/Corecons na superação da crise e retomada do desenvolvimento" já evidencia a importância dos profissionais de economia, assim como o seu sistema nacional e regional de representação na contribuição para a formação de uma agenda positiva e propositiva para o país.
   
Em entrevista, Carlos Pinkusfeld reforçou a importância do debate sobre políticas econômicas e de acontecer após um momento de grande tensão eleitoral. “Vivemos um momento de grande tensão no Brasil e não só por causa da eleição, que sempre traz consigo uma grande dose de inquietação e ansiedade, mas porque o desempenho nos últimos 8 anos da economia foi bastante insatisfatório, com seríssimas consequências sociais”, refletiu.  

Gincana Nacional de Economia
   
A reflexão sobre os caminhos para a retomada devem perpassar todo o evento, tanto nos painéis temáticos e grupos de trabalho com profissionais, quanto na 11ª Gincana Nacional de Economia, atividade paralela que integra 75 estudantes de diferentes universidades brasileiras, numa competição que estimula a integração entre as universidades, desenvolve e aplica conceitos econômicos, debate situações reais de macroeconomia e apresenta o Sistema Cofecon/Corecons aos futuros profissionais.
   
Para o palestrante, o papel dos acadêmicos diante do atual cenário nacional é apontar cenários e parâmetros que indiquem os caminhos mais apropriados para o reestabelecimento das condições normais de bem-estar político e social. Contudo, ele entende que a atual dinâmica política é complexa. "Cabe ao acadêmico colocar certos cenários e parâmetros que são requisitos mínimos para o estabelecimento de um ciclo virtuoso de crescimento sustentado e redução das desigualdades e carências materiais de boa parte de nossa população”, concluiu.

Grupos de Trabalho e Painéis Temáticos

O SINCE está dividido em grupos de trabalho dedicados à formação profissional e mercado de trabalho, à modernização do Sistema Cofecon/Corecons e à estrutura e conjuntura econômica, política e social do Brasil.

Já os painéis temáticos, abrirão espaço para discussão do legado e da trajetória do paraibano Celso Furtado na formulação de políticas desenvolvimento nacional e regional; proposição da construção da Agenda de Desenvolvimento do Nordeste; e debate sobre a formação continuada da Mulher Economista - superando obstáculos e criando perspectivas para o
desenvolvimento.

A previsão é que o evento receba em torno de 350 participantes de 23 estados, entre profissionais, professores e estudantes.

Carta de João Pessoa

Ao final do evento, será formulada e lida a Carta do XXVII SINCE, ou a Carta de João Pessoa, com a síntese do pensamento dos profissionais sobre as necessidades e propostas para o país.

SINCE 2022

Data: de 2 a 4 de novembro de 2022
Local: Uninassau - Epitácio Pessoa (João Pessoa)
Horário de abertura: 18h00
Canal de contato - Whatsapp: (83) 98124-2444/ Ascom/João Pessoa – (83) 991696886 – Elane Gomes


Notícias Relacionadas

LER MAIS

Corecon-PB reúne economistas no Dia Internacional da Mulher

11.03.2024

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Corecon-PB realizou o fórum Finanças, mulheres fazem a diferença no formato híbrido.